04 janeiro 2014

Gorduras Trans

Já ouviu falar em Gorduras Trans?
As gorduras trans são gorduras em que o processamento dos alimentos pela indústria alimentar alterou a sua estrutura, tornando-a mais saturada. Este processo é conhecido por hidrogenação, dado que o hidrogénio em falta é adicionado às cadeias dos ácidos gordos na sua estrutura química. Como resultado os óleos tornam-se semi-sólidos e mais estáveis à temperatura ambiente. 
Estas gorduras trazem vantagens para a indústria. Por exemplo, sendo as gorduras hidrogenadas mais estáveis, elas poderão aumentar a validade dos alimentos conservados à temperatura ambiente. Por esta razão os alimentos não se deterioram tão facilmente. Na indústria do fast food, pastelaria e comida pré-preparada, muitos alimentos são fritos ou confeccionados com estas gorduras. 
Os ácidos gordos trans são um motivo de preocupação tal como as gorduras saturadas, porque estes podem aumentar os níveis de LDL-C ("colesterol mau") e diminuir os níveis de HDL-C ("colesterol bom") no sangue, o que, por sua vez pode aumentar o risco de depósitos de gordura nos vasos sanguíneos. É aconselhável prudência na sua utilização, especialmente por indivíduos com maior risco de doença cardiovascular.
Evite este tipo de alimentos, pela sua saúde! Já agora alie uma alimentação cuidada à prática de exercício físico, diminuindo o risco de doença cardiovascular!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu contacto. A sua mensagem será lida e respondida o mais breve possível.