01 dezembro 2013

Estratégias para controlar a ingestão alimentar

7 estratégias chave que ajudam a pôr termo a um comportamento indesejado e se necessário ainda tem o reforço da oitava! 

  1. Racionalizar: pensar na situação em concreto, descrevendo-a por palavras, por escrito, contando a outra pessoa! "Cair na real".
  2. Classificar: achar consequências, neste caso negativas, para aquele comportamento. Ex: aumento do peso, inchaço, roupa apertada, colesterol alto, diabetes, obstipação!
  3. Substituir: determinar um comportamento alternativo ao que queremos eliminar. Ex. Em vez de ir buscar bolachas, optar por um chá quente, é saciante e não engorda, ou outro alimento que nos dê prazer: gelatina sem açúcar, pastilhas sem açúcar, cenouras cruas, leite com café...
  4. Planificar: planear o dia alimentar, por exemplo fazendo um plano para as refeições desse dia, evitando estar muitas horas sem comer. O jejum/fome é inimigo do controlo! 
  5. Monitorizar: fazer um diário alimentar no final do dia, de tudo o que se comeu e bebeu, vai ajudar a ter maior percepção!
  6. Compensar: pôr em prática medidas compensatórias do erro, que nos façam sentir bem, com orgulho do nosso comportamento. Por exemplo: fazer uma refeição ligeira à noite (sopa); praticar desporto.
  7. Eliminar: existem alimentos que simplesmente não podemos ter em casa! A acessibilidade e disponibilidade diminuem o controlo! Pelo que se adora bolachas não as compre! Tente comer estes alimentos só em ocasiões especiais e fora de casa.
  8. Procurar apoio: opcional. Quando não se consegue sozinho, vale a ter alguém da nossa confiança a ajudar ou monitorizar (positivamente) o nosso comportamento, ajuda imenso! Basta às vezes um olhar para percebermos que estamos a exagerar...

Nunca se "crucifique" e culpabilize demasiado isso só vai atrasar a resolução do problema e, acredite, existe sempre uma solução!

Variação dos níveis de restrição alimentar
A gestão do peso nunca é um processo "pacífico". Exige paciência, dedicação, admissão de falhas, persistência, perseverança para com o próprio! Afinal errar é humano! 
Conte-me os seus últimos erros alimentares e como fez para os compensar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu contacto. A sua mensagem será lida e respondida o mais breve possível.