18 dezembro 2013

Receitas de Natal Light

Tronco de Natal Light: 
Ingredientes:
   Para a massa: 10 gemas; 60g de açúcar light; 5 claras; 30g de açúcar light; 45g de cacau; 
  Para o recheio e cobertura: 300g de chocolate negro: 50g de leite magro; 200ml de natas magras; 
Modo de preparação:
   1. Bata as gemas com 60g de açúcar light. Noutro recipiente, bata as claras em castelo com 30g de açúcar light. Envolva o primeiro batido com metade das claras. Adicione o cacau previamente peneirado e acrescente as restantes claras. 
   2. Coloque a massa num tabuleiro forrado com papel próprio para cozer e leve ao forno a 200 graus durante cerca de cinco minutos. Retire do forno e vire sobre uma folha de papel polvilhada com açúcar light. 
   3. Prepare o recheio. Para tal, ferva o leite com as natas e deite o chocolate partido sobre as natas, mexendo bem até obter uma consistência homogénea. Espalhe com uma espátula o recheio sobre o biscuit cozido e completamente arrefecido. Enrole o biscuit e coloque no frigorífico durante 20 minutos. 
   4. Corte na diagonal as extremidades do biscuit. Coloque-o numa travessa e faça a montagem de forma a parecer um tronco. Cubra o tronco com a cobertura líquida. Decore com groselhas e raspas de chocolate e sirva.

Bolo-Rei Light: 
Ingredientes: 
   4 ovos; ½ chávena de chá de margarina light; 1 colher de sopa rasa de adoçante; 2 chávenas de chá de farinha; ½ chávena de chá de leite magro; 1 chávena de chá de leite de côco light; ½chávena de chá de côco ralado; 1 chávena de chá de passas; 1 chávena de chá de frutas secas; 1 colher de sopa de fermento em pó. 
Modo de preparação:
   Bata as claras em castelo e reserve. Na batedeira, junte as gemas, a margarina, o fermento em pó e o adoçante e bata até obter um creme claro. Junte o leite magro, o leite de côco light e a farinha alternadamente, apenas para misturar e junte as frutas secas e o coco ralado sem açúcar. Junte as claras em castelo, mexendo lentamente com a ajuda de uma colher. Unte uma forma de anel com margarina light e farinha, coloque nela a massa e leve-a ao forno pré-aquecido durante 30 minutos, ou até espetar um palito e sair limpo. Desenforme depois de frio e decore a gosto. Decore com as frutas e fios de ovos.

Para já ficam estas receitas para ir ponderando e algumas dicas para gerir os jantares de Natal antecipados. Não se esqueça de controlar o seu peso regularmente e tomar medidas compensatórias. Se precisar de ajuda não hesite em contactar-me através do blogue ou do e-mail.
Boas festas!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu contacto. A sua mensagem será lida e respondida o mais breve possível.