Um comportamento alimentar equilibrado é promotor de saúde física e psicológica. Ou seja, uma excessiva restrição alimentar (Ex. "Nunca comer nada que faça "mal") ou uma excessiva desinibição (Ex. "Vou comer à vontade porque é só hoje"), são promotores de comportamentos desequilibrados ou "limite" (Tudo ou nada).
A Saúde passa por um equilíbrio do corpo com a mente. Não podemos ser demasiado severos com o corpo, pois a mente tenderá a desequilibrar-se. Por outro lado, se eventualmente nos desinteressarmos de cuidar do corpo, também a mente sofrerá com isso. A virtude está no equilíbrio. Vamos lá explicar em termos práticos o que é isto:
Muitas vezes, a ideia de alimentação saudável está associada ao consumo de frutas e vegetais. Contudo, essa visão está desajustada da realidade. Os humanos não são herbívoros. Se olharmos para a pirâmide dos alimentos vamos ver uma harmonia de alimentos, conjugados de acordo com a quantidade e a periodicidade do seu consumo. Portanto, a alimentação saudável e equilibrada é aquela que conjuga os alimentos nas proporções e tempos adequados ao nosso estilo de vida e às nossas características biológicas. Isso deve acontecer ao longo do ano, na nossa rotina diária.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigada pelo seu contacto. A sua mensagem será lida e respondida o mais breve possível.