Hoje trago-vos algumas receitas simples, mas que podem fazer toda a diferença...
Estas receitas trazem a vantagem de serem excelentes para oferecer como presentes de aniversário, de natal, ou apenas como um miminho...
Azeite de alecrim
Para meio litro de azeite, um bom ramo de alecrim. Esmague levemente o alecrim com o rolo da massa para libertar os aromas. Deixe numa garrafa no escuro durante um mês, certifique-se que todas as folhas ficam submersas, de forma a não ganharem bolor. Agite uma vez por semana. No final coe com a ajuda de um filtro para uma garrafa de vidro esterilizada e deite fora as folhas. Coloque se quiser um ramo fresco de alecrim fresco para identificar o conteúdo e como decoração. Feche hermeticamente e guarde ao abrigo da luz. Este é o método para qualquer azeite aromatizado; use-os em saladas ou salteados.
Azeite de funcho – anisado, delicioso com peixe ou febras na brasa;
Azeite de erva-cidreira – sabor a limão. Pincelar fatias de beringela antes de as grelhar;
Azeite de tomilho e manjerona – peixe para assar e grelhar;
Azeite de salsa e salva – saladas, aves e peixe;
Azeite de hortelã e alecrim – carne, borrego assado, tomate;
Azeite de manjerona – saladas e regar fatias de tomate;
Vinagre de manjericão
Encher uma garrafa de vidro lavada com folhas frescas de manjericão e meio litro de vinagre. Feche hermeticamente e guarde ao abrigo da luz. Não use tampa metálica pois o vinagre é corrosivo. Certifique-se que todas as folhas ficam submersas, de forma a não ganharem bolor. Agite uma vez por semana. Fica em repouso durante um mês, depois coe com a ajuda de um filtro para uma garrafa de vidro esterilizada e deite fora as folhas. Coloque se quiser um ramo fresco de manjericão fresco para identificar o conteúdo e como decoração
Forma mais rápida: Aqueça ligeiramente o vinagre e despeje para uma garrafa ou frasco com as ervas ligeiramente esmagadas. Quando arrefecer, tape e guarde num sítio escuro e fresco duas a três semanas. Coe e, se desejar, junte ervas frescas para decoração.
Sal de segurelha
A 2 colheres de sopa de sal marinho ou flor de sal junte 1 a 2 colheres de sopa de ervas a gosto; utilize obrigatoriamente segurelha e tomilho bela-luz. Use como sal de cozinha. Se utilizar ervas secas, pode usar um moinho de sal.
Sal Aromatizado com alho, louro e pimentão doce
Ingredientes: Sal, Alho em pó, Louro e Pimentão Doce. Para cada 114g de Sal junte 6g de ervas aromáticas. Pode utilizar em grelhados.
Sal Aromatizado com alho, louro e alecrim
Ingredientes: Sal grosso, Alho em pó, Louro e Alecrim. Para cada 114g de sal 6 g de ervas aromáticas. Se o sal for muito grosso, coloque-o num robot de cozinha e pique com os ingredientes.Uma óptima forma de temperar um peixe que se vá fazer no forno ou na grelha. Um tempero suave, mas que nos faz despertar óptimas sensações!!!
Açúcar aromatizado de alecrim
Num frasco de açúcar, coloque uma haste de alecrim, rosmaninho ou alfazema, de preferência secos. Passada cerca de 1 semana o açúcar está pronto a utilizar.
Açúcar aromatizado de laranja - utilizar raspas de laranja "liquidificadas"
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigada pelo seu contacto. A sua mensagem será lida e respondida o mais breve possível.