23 julho 2014

Combater a celulite



Com as temperaturas elevadas que temos tido, as roupas começam a ficar menores e mais leves! Com elas aparecem também as preocupações estéticas, principalmente, no que diz respeito à celulite. 




O que é a celulite em termos médicos?

A celulite é um problema que afecta cerca de 80% das mulheres, sendo cada vez mais emergente, devido aos estilos de vida sedentários e stressantes a que muitas mulheres se sujeitam diariamente.
Quando se fala em celulite, o normal é pensarmos em zonas do corpo humano com mais tendência para acumular gordura, especialmente nas nádegas, pernas, braços e região abdominal. No entanto, esta designação não é a cientificamente correcta, apesar de ser a utilizada por toda a gente, inclusive médicos. Se tivermos em conta os vocábulos de medicina, os termos terminados em –ite (como otite ou apendicite) sugerem uma inflamação na área em questão. Assim, e tendo em conta que a celulite não tem em si nenhum processo inflamatório, a palavra celulite tem um significado diferente daquela a que se associa todos os dias.
Não obstante este facto, a celulite consiste, na prática, num aspecto indesejável da pele (casca de laranja), que tanto incomodo causa. Deste modo, a celulite resulta de um conjunto de alterações anatómicas e funcionais e que se desenvolvem a partir do tecido dermo-hipodérmico. Esta ocorre em sítios específicos do corpo, onde, já numa fase avançada, se podem observar alterações na pele.

Para melhor compreender a formação da celulite, temos de considerar as 3  camadas de tecidos sobrepostos que formam a pele: a epiderme, a derme e a hipoderme.
Epiderme: é a mais superficial e tem uma função de revestimento e protecção, ao passo que as outras desempenham uma função de suporte e nutrição. A epiderme é constituída por 5 tipos de células diferentes, que se deslocam desde o interior até à superfície, sendo depois eliminadas com a esfoliação. Esta camada não possui circulação própria, pelo que os nutrientes são adquiridos através da derme.
Derme: é a camada intermédia, e é constituída por um conjunto fibrocelular. É nesta camada que temos as glândulas sebáceas e sudoríferas.
Hipoderme: é a camada mais profunda da pele e tem uma função de protecção e reserva de energia. É esta camada que está envolvida no desenvolvimento da celulite. Na hipoderme ocorrem inúmeros sistemas de reacção que permitem o equilíbrio da pele, mas quando há outras alterações anatómicas, estas deixam de funcionar com a normalidade desejada, influenciando depois as outras camadas subjacentes.


Alimentação e Celulite

Se pratica uma alimentação saudável e faz algum tipo de exercício, não será nada complicado seguir estas recomendações. No entanto, para quem tem hábitos alimentares incorrectos, evitar a celulite não será assim tão simples.
O combate à celulite dá-se, em primeiro lugar, mudando o seu estilo de vida.

Na alimentação:
  • A sua alimentação deve ser rica em fibras, fruta e vegetais. Sempre que puder escolher, opte por alimentos integrais. As vantagens são óbvias: são ricos em fibras, ajudam a regular o intestino e diminuem a absorção de gorduras. As carnes brancas e o peixe devem substituir as carnes gordas.
  • Deverá reduzir ou evitar totalmente o consumo de gorduras: molhos, queijos gordos, bolachas com recheio, biscoitos de manteiga, gelados e chantilly. Bem como os produtos de pastelaria.
  • Deve evitar os refrigerantes (mesmo os light) e as bebidas alcoólicas. Pode “abusar” no consumo de água (1,5 a 2 L/dia).
  • Reduza os cafés para um máximo de 3/dia.
Na cozinha:
  • Reduza a quantidade de gordura que utiliza para cozinhar.
  • Para temperar os alimentos, evite o sal e aproveite a variedade de ervas aromáticas existente para dar um sabor diferente aos cozinhados. 
No dia-a-dia:
  • Não use roupa apertada, nem muito justa, especialmente na cintura.
  • Não use meias ou botas apertadas, nem saltos muito altos.
  • Quando a distância o permitir, esqueça os transportes e vá a pé. 
  • Evite o elevador.
  • Se puder, pratique natação ou ande de bicicleta.
  • Aproveite os fins-de-semana para passear e estar activo!


Adeus Celulite: alimentação, exercício e pequenas ajudas!

Recorremos frequentemente a um sem número de produtos de aplicação tópica (cremes)  na esperança de acabar, de uma vez por todas, com a celulite e redefinir a silhueta. Esses produtos resultam? Bem, ajudam a minimizar alguns efeitos visíveis. Mas, o problema é que a celulite é causada por uma combinação de alterações a nível da microcirculação estimuladas pelo acumular de gordura. Com a acumulação de gordura, a pele é pressionada para cima, enquanto as fibras mantêm algumas regiões presas, formando ondulações e irregularidades. Estas alterações da circulação da pele levam ainda à acumulação de água (retenção hídrica) o que agrava o aspecto da pele e dá uma sensação desconfortável de inchaço, pernas "pesadas e cansadas".
Portanto, para realmente acabar com a celulite é preciso queimar gordura, drenar e perder peso!

20 julho 2014

Panqueca para pequeno almoço

O pequeno-almoço é a primeira refeição dia, que quebra o jejum depois do período de sono. Durante o sono os nossos níveis energéticos baixam e são apenas utilizados para a manutenção das funções básicas do organismo, pelo que é de extrema importância nunca omitir esta refeição para repor estes níveis e assim melhorar o rendimento cognitivo e concentração, evitar a fraqueza ao final da manhã e reduzir o apetite para o almoço, contribuindo para uma distribuição alimentar e calórica mais saudável e equilibrada ao longo do dia.
Aproveitando uma dica, o meu pequeno almoço de hoje (sendo um pequeno almoço diferente por ser domingo) foi um sumo de laranja e uma panqueca de aveia.
Deixo aqui a receita da panqueca! Bom apetite!
 
Ingredientes:
Preparação:
Misturar os ingredientes numa liquidificadora
Levar ao lume numa frigideira antiaderente
Cobertura:
Mel, canela, fruta...

13 julho 2014

Batidos de proteína caseiros






Nota:
A diferença entre estes dois batidos é que no do pós-treino não se coloca aveia, pois já não são precisos hidratos de carbono complexos, mas sim açúcares e proteína.
Pode utilizar as mais variadas frutas.
Estes batidos são bons para quem quer aumentar a sua massa muscular, combinando uma boa alimentação com atividade física regular e uma boa noite de sono (entre 7 a 9 horas).

Alimentação pré e pós exercício

O peso não diz absolutamente nada sobre a composição física. Assim, a nossa atenção deve-se centrar justamente no que constitui o nosso corpo: massa magra/muscular vs. massa gorda.

E o que pode melhorar este rácio? Para além dos cuidados com a alimentação, a prática de actividade física, claro está. Não há músculo sem exercício, embora possa haver gasto de massa gorda. Mas atenção, gastar massa gorda só com recurso a alimentação pode causar perda de músculo e água, e assim efeitos inestéticos como flacidez, celulite, rugas, etc. Ou seja, fica menos pesado, mas não necessariamente mais saudável. Interessa pelo menos que mantenha a massa magra inicial e isso só se consegue com um plano alimentar adequado e rico em proteína.
  
Pois bem, o objectivo deste artigo é incentivá-lo a praticar alguma actividade física, desde uma simples caminhada de 30 a 60 minutos/dia, até a exercícios mais aeróbios como corrida/ciclismo/natação, ou mais anaeróbios como treino muscular e algumas aulas de condicionamento. Tudo é positivo e traz ganhos em saúde, ao invés de estar parado. Comece gradualmente e "ao seu ritmo", se tiver dúvidas ou contraindicações de saúde, consulte o seu médico.

Alimentação pré e pós exercício

A alimentação pré ou pós treino depende realmente do tipo de exercício. Se for uma caminhada, não exige cuidados especiais, mas se for um exercício de maior dispêndio energético já temos de considerar alguns cuidados alimentares.

Podemos dividir os treinos em aeróbio e anaeróbio.
Vejamos no que consistem:
  • Exercício aeróbio:
Estes são os exercícios que nos fazem literalmente cansar e transpirar, pois aumentam o ritmo cardíaco. São exemplos, a corrida, cardio-fitness, power-jump, ciclismo, certas danças, natação, etc. 






Para exercícios aeróbios que exijam dispêndio energético elevado aconselha-se uma refeição de fácil digestão 1 hora antes da sua prática. Esta deve ser rica em hidratos de carbono de absorção lenta (pão, arroz e massa integrais), pobre em gorduras e moderada em proteína (difíceis de digerir). Além disso, deve-se garantir uma adequada hidratação no máximo 30 minutos antes do treino. É também aconselhada a ingestão de uma bebida energizante (café, chá verde/preto) e a restrição de lacticínios. 
Eis vários exemplos:
• Treino após pequeno almoço: Pão integral com creme de queijo de barrar, fiambre de aves e alface + 1 café expresso.
• Treino após o almoço: bolonhesa integral de cogumelos e tofu, com salada de folhas, manjericão, nozes e vinagre balsâmico
• Treino após o lanche da tarde: cereais muesli integrais com gelatina sem açúcar + chá preto/verde.

Durante o treino aconselha-se a reposição hídrica até 500ml e, em alguns casos, podem-se utilizar géis ou bebidas energéticas (açúcar, vitaminas e minerais).

Após o treino aeróbio deve fazer-se uma refeição de reposição (de água, eletrólitos, açúcar e proteína)! Ou seja, deve dar ao seu corpo os nutrientes necessários para que ele se restabeleça do esforço a nível do equilíbrio hidro-eletrolítico, muscular e energético. Por exemplo:
• Batido com claras de ovo, gelo, nozes e fruta;
• Fruta, gelatina sem açúcar e rolinhos de fiambre de aves;
• Refeição principal: vegetais livres, carne magra ou peixe em quantidade livre, com batata doce, castanhas ou puré de fruta.

Propositadamente não são referidas quantidades, pois variam individualmente e com o tipo de exercício.

  • Exercício anaeróbio:
Este tipo de exercício caracteriza-se por ser "menos cardiovascular" e "mais muscular". Isto é, ao invés do aeróbio há menor aumento do ritmo cardíaco, mas maior trabalho do músculo esquelético. São exemplos, o treino de hipertrofia (musculação), bodypump, ginástica localizada (ex. GAP), entre outras.




Neste caso a alimentação deve ser rica em proteína, antes e depois do treino. Antes do treino recomenda-se uma refeição rica em proteína, média em gorduras "boas" e pobre/moderada em hidratos de carbono complexos. Esta pode ser feita 30 a 60 minutos antes de iniciar o exercício. Quanto à hidratação deve ser gradual, ao longo do dia e do próprio treino. O leite e derivados estão contraindicados, pois para além de serem difíceis de digerir e fermentarem no tubo digestivo, ainda estimulam a produção de insulina. Esta retira o açúcar do sangue e assim faz diminuir o rendimento durante a prática desportiva.
Alguns exemplos para quem quer ganhar massa magra e perder massa gorda:
• Treino após pequeno-almoço: claras de ovo mexidas com frango desfiado e cogumelos, 1 fatia de pão integral (opcional) + 1 café.
• Treino após o almoço: Carne magra ou peixe (cozido/grelhado/estufado/assado sem molho) em quantidade livre + vegetais (crus/cozinhados) em quantidade livre + 1 porção pequena de arroz ou massa integrais, milho, ervilhas, feijão ou grão de bico.
• Treino após lanche: sanduiche de atum, frango, clara de ovo e vegetais + chá verde.

Após o treino deve fazer a reposição do glicogénio muscular (açúcar) bem como fornecer aminoácidos para recuperação do músculo. Algumas ideias:
• Até 30 minutos após o treino: Batido de leite, com clara de ovo + 1 fruta + canela
• Refeição principal: Carne magra ou peixe (cozido/grelhado/estufado/assado sem molho) em quantidade livre + vegetais (crus/ cozinhados) em quantidade livre; sem arroz, massa, grão, feijão.
• Sopa: 3 a 4 vegetais na base (sem batata) + carne ou peixe triturados + grão ou feijão inteiros + gelatina

Se pretende perder massa gorda, recomenda-se um treino misto. Ou seja, se faz treinos de 1 hora, faça 20 minutos de treino aeróbio, 30' de anaeróbio e 10' de relaxamento. Pode ainda intercalar dias de treino diferente, por exemplo: corrida vs. musculação. É extremamente eficaz! O corpo fica "magro" e definido, aconselho para as mulheres.

NOTA: Atenção, estes são alguns exemplos, não se pretendendo com isto abranger todas as pessoas. Cada caso é um caso, devendo-se estudar quais os alimentos e quantidades que melhor se adaptam a cada indivíduo, segundo o exercício que pratica. O ideal será ser aconselhado por um dietista ou nutricionista se é iniciado ou tem algum objectivo específico (ganho de massa muscular ou perda de massa gorda). Os exemplos que dei são apenas opções e não se pretende que consuma apenas estes alimentos de hoje em diante. Se tiver dúvidas procure um profissional ou entre em contacto comigo recorrendo a uma das várias opções (blog, facebook, e-mail ou telemóvel).
Este artigo tem um carácter informativo e geral. Pretende-se com ele, esclarecer e transmitir conceitos globais sobre alimentação pré e pós exercício ao público em geral (não profissionais). Não funciona como prescrição alimentar individual.
Apesar de ser dietista, não sou especialista em exercício. Neste campo da "nutrição & exercício" muitas abordagens e teorias são possíveis. Pode encontrar abordagens contraditórias a esta, tal como encontra nas abordagens nutricionais para emagrecimento.
Este artigo não se destina a atletas profissionais, crianças, grávidas e lactantes.
Para atletas profissionais ou amadores com interesse em musculação/ culturismo/ treino de hipertrofia aconselho o blog Fat New World.

11 julho 2014

Piquenique na praia

Estamos oficialmente a iniciar a época das férias de verão. É uma fase onde descansamos, relaxamos, passeamos, apanhamos banhos de sol... enfim, uma fase de reposição de energia e por isso, de mudança de hábitos alimentares.
Os nossos dias são diferentes, então é normal que tenha de adaptar os seus hábitos alimentares. Porém, férias de trabalho não significa férias dos bons hábitos. Aliás, pode até aproveitar para se iniciar/reforçar a prática desportiva (ex. nadar, caminhar correr, andar de bicicleta), preferencialmente ao ar livre. Se gostar é muito provável que continue após as férias.
Também a alimentação sofre uma adaptação de horários. Desde logo porque não acordamos tão cedo e, normalmente, nos deitamos mais tarde.

Pois é, este artigo servirá apenas como fonte de inspiração para fazer refeições rápidas e práticas para a praia ou outra situação onde se pretenda ter uma refeição leve e saudável:

1. Tortilha de ervas aromáticas

Ingredientes:
  • 6 ovos
  • 200 g de cogumelos laminados
  • 3 colheres (de sopa) de azeite
  • 1 colher (de sopa) de salsa picada 
  • 1 colher (de sopa) de cerefólio picado
  • 1 colhor (de sopa) de estragão picado
  • 1 colher (de sopa) de cebolinho picado
  • sal e pimenta
  • 1 fio de leite magro
Preparação:
  1. Numa taça, mexa os ovos, junte o fio de leite magro e tempere com um pouco de sal e pimenta. Junte as ervas aromáticas picadas e os cogumelos.
  2. Aqueça o azeite numa frigideira durante dois minutos, rodando-a para que o azeite cubra bem toda superfície, e junte o preparado de ovos. Deixe cozinhar até adquirir um tom dourado. Sirva enrolada (como na fotografia). 
A responsabilidade editorial desta informação é da revista PREVENIR.

2. Laços com beringela e feijão

Ingredientes:
  • 200 g de massa de laços coloridos
  • 1 beringela
  • 500 g de tomate cereja
  • 4 talos de aipo
  • 50 g de feijão verde
  • 1 cebola
  • 2 dentes de alho
  • 50 g de azeitonas pretas sem caroço
  • 2 colheres (sopa) de vinagre de sidra
  • 1 colher (sopa) de manjericão fresco
  • folhas de manjericão
  • sal e pimenta preta
Preparação:
  1. Corte as beringelas em pedaços e coloque-as num escorredor. Polvilhe com sal e deixe-as repousar durante 20 minutos. Lave-as, seque-as e cozinhe-as numa frigideira para grelhar durante 5 minutos, virando-as até ficarem douradas.
  2. Num tacho junte a cebola cortada às rodelas e o alho picado. Deixe cozinhar durante 2–3 minutos e acrescente o tomate, o vinagre, o aipo e o feijão verde cortado em pedaços. Coza durante 20 minutos, mexendo de vez em quando.
  3. Junte a beringela, as azeitonas cortadas ao meio e o manjericão picado. Tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar mais 10 minutos.
  4. Entretanto, coza a massa em água com sal durante 6-8 minutos, até ficar al dente. Escorra e junte ao preparado anterior. Misture tudo bem e sirva enfeitado com as folhas de manjericão.
A responsabilidade editorial e científica desta informação é da revista PREVENIR.

3. Salada mediterrânica

Ingredientes (4 pessoas):
  • 2 latas de atum
  • 200 g tomate chucha
  • 20 g manjericão (folha)
  • 1 ramo de salsa
  • 200 g massa fusili
  • 100 g alfaces novas
  • 10 g alcaparras
  • Azeite
  • Sal e pimenta
Preparação: 
  1. Coza o fusili em água e sal. Corte o tomate em rodelas, escolha as folhas de manjericão e uns raminhos de salsa. 
  2. Depois de cozida e escorrida a massa, volte a pôr na panela e misture as alcaparras, o azeite, o sal e a pimenta, envolva os ingredientes todos. 
  3. Numa travessa, misture as alfaces, espalhe o preparado da massa e finalize com o atum. Rectifique os temperos e sirva. Bom proveito! 
A responsabilidade editorial e científica desta informação é da revista PREVENIR.

4. Croquetes de verduras

Ingredientes (para 2 pessoas): 
  • 200 g de cogumelos
  • 1 pimento verde
  • 1 cenoura
  • 1 ramo de aipo tenro (talo e folhas)
  • 1 cebola pequena
  • 1 dente de alho
  • 2 ovos
  • farinha integral
  • 4 colheres (sopa) de azeite
  • noz moscada (opcional)
  • 1 colher (sopa) de salsa
  • sal aromatizado com ervas
Preparação: 
  1. Descasque a cenoura, a cebola e o alho e desfie o talo do aipo. Lave bem o aipo, os cogumelos e o pimento. Triture tudo na picadora. 
  2. Cozinhe a pasta de legumes preparada anteriormente durante sete minutos numa frigideira, com duas colheres de azeite e salsa. Retire do lume, tempere com sal e noz moscada, e deixe arrefecer. 
  3. Bata os ovos numa tigela e junte-os ao preparado anterior. Com a ajuda de duas colheres de madeira, forme bolas, passe-as por farinha e doure-as em azeite quente. 
A responsabilidade editorial desta informação é da revista PREVENIR.

5. Salada de abacate

Ingredientes (para 6 pessoas):
  • ½ alface verde
  • ½ alface roxa
  • 500 g de gambas
  • 2 abacates médios
  • 1 laranja
  • ½ melão
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
  • 4 colheres (sopa) de molho de iogurte caseiro
Preparação:
  1. Coza as gambas e arrefeça-as em água com gelo. Retire as cabeças e descasque as caudas. Lave as alfaces, escorra-as bem e parta as folhas em pedaços com as mãos. Misture os dois tipos.
  2. Descasque os abacates, retire os caroços e corte-os em fatias grossas. Descasque a laranja e divida-a em gomos. Descasque o melão, deite fora as sementes e corte-o em cubos ou em fatias.
  3. Faça a salada começando por uma base de alface, previamente temperada com azeite e vinagre. Junte depois as fatias de abacate, os gomos de laranja, os pedaços de melão e as gambas.
  4. Para finalizar, enfeite com o molho de iogurte e, se gostar, acrescente ervas aromáticas a gosto. Sirva de imediato.
A responsabilidade editorial desta informação é da revista PREVENIR.

6. Salada de acelgas, delícias do mar e manga

Ingredientes (para 4 pessoas):
  • 1 embalagem de acelgas picadas finamente
  • 300 g de cogumelos frescos fatiados
  • 200 g de delícias do mar desfiadas
  • 1 manga e ½ em cubos pequenos
  • 100 g de azeitonas verdes fatiadas
  • 2 tomates picados
  • 100 g de ananás em pequenos pedaços
  • 2 colheres (sopa) de mostarda de Dijon
  • sal e pimenta
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • 2 colheres (sopa) de molho inglês
  • ½ chávena (chá) de cebola picada
Preparação:
  1. Comece por preparar o molho. Junte a mostarda com o azeite, o molho inglês e a cebola picada. Tempere com sal e pimenta, misture no liquidificador e reserve.
  2. Misture as acelgas com os cogumelos, as delícias do mar, a manga, as azeitonas, o tomate picado e o ananás. Regue com o molho de mostarda e sirva. 
A responsabilidade editorial desta informação é da revista PREVENIR.

7. Torta de espinafres

Ingredientes:
fonte
  • 400 g de espinafres
  • Escarola, espargos e tomates cherry q.b.
  • 4 ovos
  • 2 e ½ copos de leite magro
  • Passas, pinhões, azeite, alfavaca e orégãos q.b.
  • Flores de cebolinho (opcional)
  • Sal q.b.
Para a vinagreta de mel e mostarda 
  • 1 cebola pequena
  • 1 colher de sopa de mostarda de Dijon
  • 1 colher pequena de mel
  • 2 colheres de sopa de vinagre
  • 5 colheres de sobremesa de azeite
  • Pimenta e sal q.b.
Preparação:
  1. Coza os espinafres e triture-os com o leite e os ovos. Coe, junte um punhado de passas e pinhões e coza tudo em banho-maria numa forma rectangular, durante 20 minutos a 160º até coalhar.
  2. Deixe arrefecer no frigorifico durante algumas horas e corte em quatro fatias, pondo em cada um deles as folhas de escarola, tomates cherry, as ervas e os espargos.
  3. Prepare a vinagreta: junte a cebola picada com a mostarda, o vinagre e o mel. Acrescente, pouco a pouco, o azeite e tempere com sal e pimenta.
A responsabilidade editorial desta informação é da revista SABERVIVER.

8. Wrap/ roll  

Esta é uma opção saudável à tradicional sanduiche. Os wraps têm como principais ingredientes a farinha de trigo e o ovo. Pode comprá-los já feitos ou cozinhá-los em casa, personalizando com ervas aromáticas e sementes.
O conteúdo do wrap pode ser variado, desde vegetais, frutas, carne/peixe, ovo, conservas de peixe, fiambre, queijos brancos etc. Cuidado com os molhos, pode optar por um molho de iogurte caseiro.

9. Fruta fresca

Para os lanches opte por fruta fresca, preferencialmente fruta da época que está adequada às nossas necessidades nutricionais e contém água e vitaminas que protegem a pele. Evite os batidos e sumos de fruta, pois contêm maior concentração de açúcar e são absorvidos mais rapidamente (ver artigos Batidos "detox" - Perspectiva da regulação do apetite e Batidos "detox" - Perspectiva nutricional).


Pode ainda levar alguns snacks e aperitivos saudáveis.

Não poderia deixar de recomendar o uso de uma boa marmita e de um saco térmico (geleira) que acondicione devidamente os alimentos. Para além disso, faça-se sempre acompanhar por uma garrafa de água ou outro líquido hidratante (sem açúcar).

Este verão mantenha-se saudável e afaste-se da monotonia das sanduíches! Boas férias!

09 julho 2014

Emagrecer sozinho ou acompanhado?

Que bem que sabem estes dias longos, não acha?
Contudo, estes fazem-se acompanhar por um conjunto de preocupações com a actividade física, a pele, o peso, o corpo, entre outras questões que já não estão “escondidas” pela roupa. Para além disso, é-se confrontado, diariamente, com publicidade de corpos perfeitos, milagres da perda de peso, produtos e fórmulas comerciais para emagrecer ou light para não engordar. Estas pressões alertam-nos para a necessidade de prevenir comportamentos radicais, como dietas demasiado restritivas e exercício físico em excesso.
Note-se que a preocupação com um peso adequado deve ser constante ao longo da vida. Não devem existir períodos específicos do ano, como “antes das férias” ou “após o Natal”. Estes comportamentos levam a variações de peso tipo “yo-yo”, que são prejudiciais do ponto de vista físico e psicológico. De facto, a recuperação do peso após ter cumprido uma dieta, relaciona-se com maior taxa de lapsos e desistências quando em consulta, com maior dificuldade em perder peso numa próxima tentativa, maior recuperação ponderal e problemas psicológicos como depressão, ansiedade, crises de voracidade e compulsão alimentar.


Perder peso não é um processo fácil, mesmo quando se têm “poucos” quilos para perder. A avaliação da composição corporal é indispensável para se estabelecer objectivos, assim como das necessidades nutricionais que devem ser individualizadas e adaptadas a cada fase do emagrecimento. Deste modo, torna-se essencial o aconselhamento de um profissional de saúde com formação em dietética e nutrição. Eis algumas razões pelas quais deve consultar um dietista/nutricionista:
  1. Faz uma entrevista clínica para despiste de eventuais problemas de saúde que condicionem a dieta, ou que exijam uma intervenção nutricional específica; 
  2. Tem em conta a medicação que está a fazer, a fim de adequar a dieta e evitar possíveis interacções fármaco-nutriente; 
  3. Avalia a necessidade de suplementação nutricional adequada e adaptada ao caso, vigiando eventuais intolerâncias e efeitos secundários indesejados; 
  4. Elabora a história dietética que permite a identificação de factores que dificultam ou facilitam a adesão ao programa, bem como estratégias de intervenção actual; 
  5. Com base nos estudos anteriores, determina as necessidades nutricionais, avalia a composição corporal e os hábitos alimentares, estabelece objectivos de perda de peso e estabelece uma abordagem nutricional adequada ao caso; 
  6. Monitoriza com regularidade os resultados o que permite a manutenção da motivação para a perda de peso; 
  7. Apresenta estratégias para contornar as suas principais dificuldades, para que as identifique, compreenda e resolva autonomamente; 
  8. Ajuda-o a interpretar as variações de peso, assim como a aceitar e integrar lapsos dietéticos no comportamento alimentar normal; 
  9. Auxilia com ementas, receitas, planos, diários alimentares e outras ferramentas que o mantêm motivado, promovem o conhecimento, o espírito crítico e a criatividade bem como sedimentam hábitos alimentares saudáveis para o futuro; 
  10. Estimula e orienta outros comportamentos de saúde benéficos, como a actividade física, a cessação tabágica ou alcoólica, a hidratação adequada, etc; 
  11. Desmistifica mitos e ideias pré-concebidas, esclarece dúvidas, educa;
  12. Prepara-o para ser autónomo na gestão do seu peso, estando, ainda assim, sempre disponível para eventuais esclarecimentos ou outras necessidades.


Lembre-se que não existem métodos “milagrosos” (rápidos, baratos, 100% eficazes) na redução do peso a longo prazo. Abordagens drásticas e nutricionalmente desequilibradas como, por exemplo, fazer uma dieta de líquidos durante alguns dias, vai com certeza resultar numa perda de peso imediata mas quando cessar esse comportamento, rapidamente o vai recuperar. Na maioria das vezes, estes métodos são tão agressivos que conduzem a desequilíbrios nutricionais que proporcionam crises de compulsão alimentar. Sobretudo, não acredite "em milagres".


Deve ter em conta que no mercado, vai encontrar diversas estratégias para perder peso, umas que aplicam apenas a abordagem nutricional, outras apenas tratamentos ou suplementos alimentares, outras mistas ou que englobam exercício físico. A sua escolha deve recair naquela que se adapta melhor à sua vida diária, sabendo que tudo vai depender da sua adesão ao que lhe é proposto, começando pela alteração dos hábitos alimentares, de preferência co-adjuvado com actividade física e, se necessário, suplementação alimentar para complementar a alimentação. Abordagens isoladas destes componentes são menos eficazes em termos de perda de peso e conduzem a desistência e menor adesão ao tratamento. 
Lembre-se que “nós somos o que comemos”, ou seja o resultado de tudo o que ingerimos! Não é por consumir um produto light, comer uma barrita integral ou um batido, beber um determinado chá, só comer cozidos/grelhados que vai perder peso. Ou seja, não são medidas isoladas, mas sim um conjunto de medidas conjugadas numa intervenção ao longo do tempo.
«Emagrecer é um processo de aprendizagem sobre a alimentação, sobre o corpo e o comportamento, que exige tempo e perseverança. É um processo com "altos e baixos", que o ajudarão a conhecer-se melhor e a ser autónomo na gestão do seu peso e saúde.»


Procure a melhor solução para si. Se precisa de perder mais de 5kg recomenda-se que recorra a uma consulta de nutrição, perto da sua área de residência. Tentar emagrecer sozinho pode ser desequilibrado, demasiado restritivo, desmotivante, frustrante e pouco saudável. Ninguém nasce ensinado, procure a ajuda de um profissional: "dar-lhe-á a mão para que possa dar os passos". 

04 julho 2014

Alimentação contra o autismo

As crianças com autismo podem beneficiar de uma dieta sem caseína (uma proteína do leite), sem glúten e sem soja e muito rica em ácidos gordos ómega 3.

NM1131_DanielaSeabra01

Aumentar o peso

Composição física

A magreza não se reflecte apenas na relação peso/altura. A maior parte das mulheres e homens que sofrem com esta condição têm até um peso normal para a altura. De facto o peso engana! Então, o que devemos ter em conta para valorizar a magreza como um problema? Resposta: relação entre a massa magra e massa gorda. Veja esta imagem:


Não ligue demasiado às imagens, veja antes os números. Neste caso, demonstra-se como três mulheres com o mesmo peso e altura, ou seja, o mesmo IMC, têm composições físicas totalmente diferentes. Ou seja, uma pessoa pode ter um peso normal para a altura, mas ter pouca massa magra e mais massa gorda. Neste exemplo, duas estão dentro dos parâmetros estipulados como desejáveis, excepto a primeira que é uma atleta. 
Então o que determina se devemos ou não ganhar peso? E que tipo de peso (em gordura ou em músculo)?
Normalmente, a maior parte dos homens e mulheres que se sentem demasiado magros têm défice de massa magra e uma percentagem de massa gorda normal ou normal baixa. Deste modo, primeiro deve-se fazer uma análise da composição corporal (em consulta de nutrição/avaliação física em ginásio), para decidir que estratégias tomar.
Não adianta comer tudo o que mais "engorda", pois para além de dificilmente resultar, pode torná-lo numa pessoa pouco saudável (aumenta o colesterol e triglicéridos, altera a pele, engorda o fígado, prejudica o trânsito intestinal, etc). Não devemos esquecer que "somos o que comemos" e se comermos "mal" vamos ser constituídos por isso a longo prazo.
Costumamos ouvir "Ah se é magro pode comer à vontade"! Bem.. não é nada assim, o peso não é o mais importante, acima de tudo está a saúde.
Então, como aumentar o peso de uma forma saudável? Resposta: aumentando a massa magra (músculo). A massa gorda acabará por vir com a idade, não se preocupe com ela agora.


Aumentar a massa magra

Vamos começar por analisar os principais erros de quem tem baixo peso, ou défice de massa magra:
  • Longas horas sem comer. O jejum consome massa muscular!
  • Fazer poucas refeições, mas com alta densidade energética, por exemplo: fast-food, bolachas e bolos, sanduiches, sumos, fritos, salgados, folhados, doces... Isto é, tudo o que não tem proteína!
  • Fazer pouco desporto por pensarem que se já é magro, com desporto ainda emagrece mais!
  • Muito stress e poucas horas de sono/descanso.

Então, se é magro e está a ler este artigo o que tem de fazer é:
  • Iniciar o exercício JÁ! Tudo o que reforça a massa muscular (treino de hipertrofia muscular, vulgo "musculação").
  • Mudar a sua alimentação radicalmente para um plano fraccionado rico em proteína.
  • Descansar e relaxar.



Alimentação

A proteína é o nutriente essencial na construção do músculo. Para a absorver e metabolizar o nosso corpo precisa do equilíbrio ideal entre a proteína, os hidratos de carbono e as gorduras de boa qualidade (insaturadas). Assim os alimentos ricos em proteína que deve reforçar na sua alimentação são:


Se possível adicione alimentos ricos em proteína a todas as suas refeições, mesmo nos pequenos lanches. Deixo-lhe algumas ideias para pequeno-almoço e lanches:
  • Omelete de claras e fiambre/atum/cogumelos
  • Aveia em grãos finos com iogurte, gelatina sem açúcar e frutos secos
  • Rolinhos de fiambre com creme de queijo magro para barrar, enrolados em alface;
  • Batido de leite magro, claras de ovo, centeio, fruta e nozes
  • Sanduiche de pão de centeio com claras cozidas, atum ao natural e tomate;
Os práticos lanches de 1 barrita, bolachas, frutas, tostas, galletes de arroz/milho são para esquecer. Ou pelo menos conjugue estes alimentos SEMPRE com uma fonte de proteína.

Nas refeições principais aconselho um prato deste género:

- Metade do prato com carne/peixe/ovo
- 1/4 do prato com leguminosas (feijão, grão lentilhas)
- 1/4 do prato com arroz/ massa integrais ou batata-doce ou com pele
- Sopa de vegetais no final da refeição ou um prato de vegetais/salada a acompanhar o prato principal.
- Extras (exemplos): frutos secos/sementes na salada, mel como tempero, azeite, gelatina como sobremesa.


Em termos de confecção, esta deve ser o mais saudável possível, pois como já se disse, ganhar peso não implica comer "mal": cozidos, grelhados, assados e estufados sem molho, salteados em azeite.

Lembre-se, o seu objectivo é ganhar peso de forma saudável. Estabeleça um plano de refeições ricas em proteína e cereais integrais ao longo do dia (3/3 horas), levando sempre os alimentos de casa (lancheira).
Se tiver dúvidas sobre o teor em proteína de algum alimento faça uma pesquisa neste site. Se, porventura, tiver muitas dúvidas e não conseguir montar o seu plano alimentar sozinho, então procure um nutricionista/dietista.

Relembro que só vai ganhar peso se conjugar exercício, com alimentação adequada e algum descanso! Esta equação só tem sucesso com essas três componentes! Mas também relembro que não é por comer mais doces/salgados ou outros alimentos hipercalóricos e pouco saudáveis que vai atingir o seu objectivo.

Em conclusão, estas são algumas indicações genéricas de como ganhar peso de uma forma saudável e gradual. Por vezes a alimentação não é suficiente e torna-se necessário a adição de um suplemento alimentar, como os batidos de proteína ou outros. Aconselho que comece por fazer a sua avaliação corporal para saber exactamente o que está em falta no seu organismo, depois avance para a alimentação e para o exercício e só por fim, para a suplementação.

02 julho 2014

Retenção de líquidos

Aproveito o calor que se faz sentir para falar de um assunto intimamente relacionado, a retenção hídrica ou de líquidos. Quem nunca se sentiu especialmente "inchado" num dia de calor como o de hoje? Mesmo quem não sente, ou não está atento, faz alguma retenção dos líquidos que ingere ao longo do dia, podendo variar entre mais 0,5kg a 3kg. Vamos perceber melhor quais os motivos para isto acontecer.
As queixas aparecem em ambos os géneros, mas são mais comuns nas mulheres: edema (inchaço) generalizado, dilatação do abdómen, afrontamento e dificuldade em respirar, dor de cabeça, aumento da pressão arterial, aumento rápido do peso, mãos e pernas inchadas, roupas que ficam apertadas à tarde, micção insuficiente com ingestão de líquidos adequada, entre outras, são as queixas mais comuns de quem é propício a esta condição (não é doença).

Mecanismo de controlo da água corporal
O nosso corpo é dotado de um sistema de controlo da água corporal, por forma a que o balanço hídrico não se altere muito (diferença entre a água ingerida e a água gasta/excretada). O primeiro sinal de que algo se alterou é a sede: quando o balanço hídrico está negativo estimula a ingestão de água, se pelo contrário a hidratação está normal faz-nos não ter sede. 
Além deste sistema, os rins garantem a eliminação de uma urina mais aquosa e menos concentrada, quando estamos bem hidratados e uma urina mais escura e de menor volume, sempre que as "reservas" de água forem menores. Finalmente, ainda eliminamos um volume médio de 700ml de água em 24 horas através da respiração, sob a forma de vapor, sendo este volume ainda maior nos dias quentes. Bem como as perdas pelo suor e a água gasta reacções químicas metabólicas. 

Balanço hídrico médio
Então, se temos mecanismos tão eficazes de regulação da água corporal, o que justifica a retenção de líquidos? 
Vamos averiguar...

O problema...
Algumas doenças podem desregular este sistema aparentemente perfeito e causar uma retenção de líquidos major, como a insuficiência renal. Outras podem causar uma movimentação anormal da água corporal nos seus espaços (intracelular/extracelular), fazendo com que um maior volume de água saia das células e dos vasos sanguíneos, invadindo o espaço extracelular (fora das células), causando um inchaço relativo, como é o caso da insuficiência cardíaca e das doenças crónicas do fígado. 
Estas doenças são facilmente percebidas pelos pacientes e diagnosticadas pelos médicos. Não há como confundi-las com estados fisiológicos de retenção de líquidos, que geralmente não vêm acompanhados de nenhum outro sintoma, além da sensação de inchaço. São doenças graves e necessitam de tratamento específico.    

Mas então, para além das doenças, o que pode causar retenção hídrica?
Na mulher, o ciclo menstrual merece destaque pela amplitude da oscilação hormonal durante o mês: a responsável é a hormona progesterona. Esta causa uma real e fisiológica retenção de líquidos, que ocorre na segunda metade do ciclo menstrual, principalmente na última semana que antecede a menstruação. Esta retenção é sentida na mama, no abdómen e na pélvis. Se a fecundação não ocorrer, há uma rápida queda hormonal e com ela a menstruação, fazendo com que ocorra a eliminação dos líquidos retidos ao longo do tempo. 
Por outro lado, existem vários factores que nos levam a reter líquidos ao longo do dia, ou seja, os líquidos que vamos bebendo não correspondem à  excreção urinária. São exemplo: 
  • Temperatura elevada do ambiente;
  • Exposição solar;
  • Pressão atmosférica (viagens de avião/montanha);
  • Estar muitas horas sentado/de pé parado;
  • Stress/nervosismo/ansiedade;
  •  Excesso de estimulantes (ex. cafeína);
  • Poucas horas de sono;
  • Obstipação (prisão de ventre)
  • Alimentação irregular/jejum;
  • Alimentação rica em sal/açúcar/gordura.
  • Consumo de álcool;
  • Baixa ingestão de líquidos;
  • Certos medicamentos (ex. antihistamínicos, corticoides, antibióticos, antinflamatórios, contraceptivos orais);
  • Tabagismo, etc.
Como gerir este problema...
Deste modo, como podemos gerir a tendência para reter líquidos? 
Todos nós fazemos ligeiras alterações da nossa composição em líquidos pela acumulação destes no espaço extracelular. Ou seja, saem dos vasos sanguíneos e do interior das células e acumulam-se nos espaços entre as mesmas. 
A tendência para retenção é individual e pode variar ao longo do tempo. Normalmente é fisiológica (adaptativa) e não patológica (doença), como a adaptação às temperaturas elevadas para arrefecimento do nosso organismo. Ainda assim existem alguns factores predisponentes como a má circulação e a acumulação de gordura. Por exemplo, quem tem tendência a acumular gordura na perna faz mais retenção de líquidos nessa zona, pois a gordura dificulta a circulação sanguínea, conduzindo a uma certa estase circulatória e assim à saída dos líquidos para fora dos vasos. Outro exemplo, a prisão de ventre estimula uma maior reabsorção de água ao nível do cólon e assim à sensação de inchaço central. São vários os exemplos que poderia dar, importa agora referir como podemos minimizar esta tendência. Não combatê-la, pois como foi dito esta é, na maioria dos casos, fisiológica.
O que vou escrever de seguida é comum nas minhas publicações, pois esta é a chave universal para todos os nossos problemas, desde para a perda de peso, para a prevenção da saúde e até para minimizar a retenção de líquidos:
  1. Alimentação equilibrada e saudável
  2. Actividade física
  3. Equilíbrio mental

1. Alimentação equilibrada e saudável

Para minimizar a retenção hídrica há que regularizar os hábitos alimentares:
  • É essencial que coma pouco e frequentemente, ou seja, faça pequenas refeições de 3 em 3 horas. 
  • Cozinhe os alimentos pouco condimentados e pouco apurados (sem refogado).
  • Evite o sal e use temperos aromáticos (ervas frescas).
  • Evite o açúcar e os alimentos açucarados. Não é por acaso que temos sede depois de "exagerar" nos doces.
  • Controle a ingestão de bebidas estimulantes (chá verde, chá preto, café, cola, guaraná, redbull, etc).
  • Evite o álcool! Desidrata no momento (efeito diurético), e posteriormente leva a uma retenção de líquidos por agredir o fígado.
  • Hidrate-se ao longo do dia. Beba aos poucos e ao longo de todo o dia, evitando beber por picos. Quanto mais beber, mais vai excretar.
  • Reforce os alimentos ricos em potássio, mineral que estimula a saída da água do nosso corpo. As maiores fontes são os vegetais e as frutas frescas.
  • Faça uma alimentação rica em fibras para promover o correcto trânsito intestinal, comendo cereais integrais e adicionando sementes à sua alimentação.

2. Actividade física

O movimento é essencial para favorecer a motilidade do intestino e dos vasos sanguíneos. Ao trabalhar os músculos, estes ajudam na contracção dos vasos, facilitando e activando a circulação do sangue. O mesmo se passa com o intestino, quanto mais se mexer mais promove o peristaltismo intestinal  Se pelo contrário, comer e sentar-se, estes movimentos vão diminuir e o intestino vai ficando "preguiçoso".  Habitue-se a caminhar um pouco depois de cada refeição, vai facilitar a digestão e o trânsito intestinal.
Quanto ao tipo de exercício ideal, pode começar pelas chamadas "actividades não programadas" como subir pelas escadas, ir de transportes ou a pé, deixar o carro longe, passear o cão mais vezes, etc. Ou por um exercício programado, como caminhar, nadar, dançar... tudo conta, o importante é mexer-se! Se tem dúvidas qual o melhor exercício para si aconselhe-se com um profissional da área do desporto.

3. Equilíbrio mental

O equilíbrio mental passa pela gestão do stress e das emoções. De facto, períodos de maior stress e ansiedade levam o nosso corpo a colocar-se "em alerta", produzindo mais hormonas do stress, que promovem a retenção hídrica: adrenalina, noradrenalina e cortisol.
Outro ponto importante é a questão do sono. Actualmente sabe-se que poucas horas de sono, sono instável e pouco reparador é um dos principais indutores de stress, da produção das hormonas referidas e assim da retenção de líquidos. Pode ler vários artigos sobre a importância do sono para a saúde no Blogue Fat New World.


Posto isto, tenho que acrescentar que há também as soluções fáceis, como os drenantes de plantas e os fármacos diuréticos. Estes apenas camuflam o problema e alteram a auto-regulação do nosso organismo. Verifica-se até uma certa habituação a estes produtos, havendo necessidade de mudar ou reforçar a dose. Não sou contra a toma de um drenante de plantas sob vigilância de um profissional e por períodos curtos, mas este só faz sentido se fizermos a correcta gestão dos pontos 1, 2 e 3 que acabei de descrever.
Assim sendo e concluindo, a retenção de líquidos é algo com que todos temos de lidar, pois faz parte da auto-regulação do nosso organismo. Quando saudáveis, já dispomos de mecanismos que controlam muito bem o balanço hídrico. Contudo, existem factores que podem promover ou menorizar esta condição quando aparece. Assim, comece por melhorar o seu estilo-de-vida e gerir os factores que descrevi, depois verá que a retenção de líquidos tende a diminuir e ser menos incomoda. Se esta for acompanhada de outros sintomas, por favor consulte um médico.


A reter:  
Nós somos essencialmente água. 
Esta pode estar "mal" distribuída no nosso corpo, mas devemos repôr o nosso principal constituinte sempre!
Beba água. É um princípio para a saúde, beleza e controlo da retenção hídrica.